domingo, 4 de fevereiro de 2007

A pensadora



Pose imperial. Olhar profundo, concentrado no seu alvo. Cabelo lesbianoMão que ampara a cabeça..pesada por conter nela tamanha densidade cerebral. Eis a sra dra clara, que com superioridade moral julga o mundo e submete-o aos seus desígnios inquestionáveis. Fala do Marcelo (que só tem "argumentos estúpidos") e do Cavaco (que representa o "ruralismo português"), do Carmona ( "palhaço") e do Santana (o antigo amigo "Pedro" que a amparou e em quem agora bate desavergonhadamente por tudo e por nada). A senhora que lê autores desconhecidos, que gosta do Eça mas não aprendeu nada com os seus livros. Não percebe como ainda se discute o aborto em pleno 2007. Aliás, pelo que já percebi, percebe muito pouco de tudo um pouco nunca largando a sua pose de douta senhora pensadora. Porque ela pensa muito... infelizmente para todos nós. Figurinha que nunca provou nada, uma inútil que persiste no nosso meio como representante do diletantismo inconsequente que Eça (que ela jura adorar) tanto abominava.

Desafortunadamente defende Pessoa nos Grandes Portugueses. O Poeta não merecia tamanha desconsideração por parte da RTP.

5 comentários:

  1. uh lá lá... alguém acordou a ver a Tertúlia Cor de Rosa!

    Já devias estar mais que habituado a isto cá na Tugólândia ó Abrantes, é o pão nosso de cada dia... todos têm uma palavra a dizer sobre tudo, até sobre assuntos que nada lhes diz respeito ou sobre assunto que nada sabem.

    ResponderEliminar
  2. Sim senhor. Gostei. Embora seja contra baterem em animais...

    ResponderEliminar
  3. Este post fez-me lembrar o Vasco Pulido Valente e a sua crítica a esta "senhora". Ela, que tudo sabe e tudo domina como ninguém.

    Fica para quem quiser ler:

    "A hipotética "dra." Clara Ferreira Alves (chegou com dificuldade ao actual 12º ano), crítica literária que leu (jura ela) "os clássicos", especialista do último escritor inglês com quem almoçou, autora de um romance anunciado em 1984 e nunca até agora publicado, dona de uma coluna ilegível (e bem escondida) na "revista" do Expresso, foi um dia arvorada directora da "Casa-Museu Fernando Pessoa" pela conhecida irresponsabilidade de Pedro Santana Lopes, de quem ela tinha sido uma entusiástica partidária. Daí em diante, a importantíssima Ferreira Alves e o "Pedro", como ela dizia, ficaram muito amigos. Tão amigos que a "dra." Clara apareceu um dia presuntiva directora do "Diário de Notícias", coisa que me levou a sair antes que ela entrasse. Felizmente, não entrou, porque teve medo de cair na rua entre o "Expresso" e o DN, com a reputação de uma "santanete" obediente. Agora, morto o seu patrono, não perde uma para o maltratar, supondo que demonstra "independência". Ontem, a propósito de um "Audi", que o homem comprou, despejou em cima da cabeça dele todo o lixo do mundo. Santana não aprendeu que a certa espécie de pessoas não se fazem favores.
    Se a "dra." Clara me quiser responder, sugiro que me responda em inglês e não meta na conversa a sua célebre descrição do pôr-do-sol no Cairo. Muito obrigado."

    vpv


    O Vasco Puldio Valente é demais...

    ResponderEliminar
  4. "cabelo lesbiano", uma das melhores tiradas da hitória deste blog...não acham?

    ResponderEliminar
  5. eu acho que é a 2ª melhor tirada... a melhor pertence ao nosso camarada Joka num certo e determinado post que foi apagado derivado da questão de "pilinha" e tal

    ResponderEliminar