sábado, 11 de agosto de 2007

Este hómê está em todas (parte 2)

Saldanha Sanches retractou-se, ontem, em declarações à TSF, por ter utilizado informação falsa sobre Pinto da Costa, escudando-se no facto da notícia em que baseou o seu comentário não ter sido desmentida. Porém, confrontado com as afirmações do professor universitário, o presidente do FC Porto não retira uma vírgula às acusações que fez ao fiscalista e até aproveita uma curiosa coincidência de números numa troca de euros por contos, para acentuar a sua perplexidade sobre o papel mediático do marido da procuradora Maria José Morgado, que lidera a investigação do processo chamado "Apito Dourado".

"Aquilo que eu disse à SIC é o que vinha num jornal, o Correio da Manhã, e não tinha sido desmentido; a informação que eu dei não era certa", principiou por dizer Saldanha Sanches à TSF. Mas Pinto da Costa desmente: "Foi o meu próprio advogado quem ligou para a SIC, cerca de hora e meia após esse comentário em que o doutor Saldanha Sanches disse que eu tinha declarado em tribunal que o meu vencimento era de 400 euros". Ainda sobre esta matéria, Pinto da Costa quis fazer uma rectificação: "Na entrevista à SIC referi dois mil euros pensando em 400 contos mas já pude confirmar que o doutor Saldanha Sanches falou mesmo em euros, verba que torna ainda mais ridícula a situação".

Quanto ao facto de Saldanha Sanches ter atribuído a origem do seu comentário a uma notícia do jornal "Correio da Manhã", o presidente do FC Porto precisou que "esse jornal é da Cofina, que tem como accionista o presidente do Conselho Fiscal do FC Porto, Futebol SAD e também membro da Comissão de Vencimentos, pelo que se torna patente como é que uma mentira se pode reproduzir e intoxicar a opinião pública, sobretudo quando, como fez o doutor Saldanha Sanches, se utiliza informação falsa para dizer que essa mesma informação é a prova de que é preciso combater a corrupção".

Nas declarações prestadas à TSF, Saldanha Sanches quis deixar uma nota final: "Acho muito positivo que agora que há uma coisa chamada SAD, o senhor Pinto da Costa tenha um modo de vida conhecido; acho que é positivo e um bom sinal de comunicação social".

"Bem, sobre o que são bons ou maus sinais da comunicação social creio que estamos conversados quando o próprio doutor Saldanha Sanches confessa que fez aqueles comentários que feriram a minha imagem e a do FC Porto com base numa notícia falsa", reage Pinto da Costa, que considera ainda tratar-se de mais uma mistificação falar da sociedade para o futebol como coisa nova. "Ela existe há nove anos e podem vasculhar o que quiserem que não encontrarão qualquer movimento financeiro que não esteja devidamente comprovado documentalmente".

"Olhe, nem sei que diga?!", responde o presidente do FC Porto questionado sobre o seu entendimento da polémica lançada por Saldanha Sanches. "O que sei é o que vou ouvindo e lendo, como numa entrevista que trago na bagageira do meu carro, em que o doutor Saldanha Sanches criticou antigos dirigentes do PS do Porto por andarem pela trela do senhor Pinto da Costa, coisa que só uso para os meus cães mas isso não tem importância nenhuma; o que tem importância é que o doutor Saldanha Sanches fez parte de uma candidatura do PS em Lisboa e aí ele não acha que haja trelas".

Sem comentários:

Enviar um comentário