terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Piores Portugueses

Fátima Felgueiras e Oliveira Salazar

A vitória de Fátima Felgueiras é justíssima. Representa o pior dos autarcas, a saloíce, a corrupção, o chico-espertismo, o populismo. Enfim, mais do que justo. Mas, na verdade o Valentim e o Pinto da Costa também mereciam. A Lili, coitada, é insuportável mas não faz mal a ninguém. O Jardim não queria que ganhasse, quer queiremos quer não, transformou a Madeira e inquieta o poder instalado da 3ª República (como ele lhe chama), apesar se ser uma arruaceiro saloio. E, até ver, não esteve envolvido em casos de corrupção (essencial para representar as piores qualidades de um portugues).

Quanto à outra categoria não estão lá quem eu gostava: D. Sebastião e Vasco Gonçalves. O primeiro era um rabicholas que provovou a maior humilhação da história portuguesa, e a partir daí foi sempre a descer. O segundo conseguiu a proeza de destruir a já fraquinha economia portuguesa, basta ir ao manual de Direito de Economia para ver que o balanço das nacionalizações foi de um prejuízo de 1564 milhões de contos. É obra. E, ainda por cima, esteve á beira de empurrar o país para uma guerra civil com os seus devaneios marxistas.

A vitória do Salazar foi uma farsa, enquanto os resultados da votação foram públicos, Soares apareceu sempre à frente destacado. De repente, deixou de ser possível ver esses resultados e acontece isto. O esperado. Não queria que fosse o Soares o escolhido, foi importante para a construção da democracia e o afastamento do soldado estalisnista Álvaro Cunhal. De entre os nomeados, queria o Guterres. Mas, pronto, era inevitável que fizessem esta brincadeira ao Salazar, e isto tem a importância que tem.

3 comentários:

  1. Para mim era o Valentim. O homem faz tudo em todo lado. É autarca, era presidente de um clube de futebol, deixou lá o filho a fazer o que ele quer, tem cargo importante no futebol português. Consegue ainda ter um cargo não executivo no Metro do Porto em que tem que ir a duas reuniões mensais e ainda ganha balúrdios. Está metido em casos de corrupção e discute com o Mário Crespo, em directo, na SIC Notícias. At last, but not the least, o Major fala para a televisão, à porta de sua casa, em roupão.

    Em relação ao Guterres, que também era o meu preferido dos 5 nomeados, tem aquela tirada genial: "... bem, é fazer as contas...".

    Proponho nomeação da Clara Ferreira Alves para Pior Portuguesa dos Últimos Anos e o nosso manifesto é o texto do vpv acompanhado pelo do Abrantes, claro.

    ResponderEliminar
  2. vou falar do programa em si, já que este tipo de concursos são sempre inconsequentes. acho que foi uma hora e qualquer coisa de puro entretenimento com o selo de qualidade do inimigo público.

    para além de relembrar momentos hilariantes como os dotes matemáticos de guterres,ou o gourmet cavaco a comer bolo rei, ou ainda a orca assassina alberto joão a dar à costa, gostei particularmente do sketch do josé de pina sobre o "camaratismo criminismo". deu para ganhar musculo na zona abdominal de tanto rir. também achei piada ao salazarista que estava encostado a um canto a coçar a tomatada que exigia um salazar em cada esquina. certamente para lhe pontapear o traseiro para ele ir trabalhar...

    ResponderEliminar
  3. vá lá, ao menos não fui o único a achar a Fátima Felgueiras a pior portuguesa dos ultimos tempos...

    ah, e eu acho que todos se esqueceram do que foi o pior português de todos os tempos... JOSÉ PESEIRO!!!

    ResponderEliminar