segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Grandes números ou será que vale a pena?

"Termino esta viagem com outra gigantesca cifra. 14.000.000.000, por extenso, catorze mil milhões de euros. Este competidor na esfera galáctica dos grandes números corresponde a 700 túneis (aD, aSF) e seria suficiente para prolongar a controversa obra desde o Marquês até Biarritz. É também equivalente a 108 listas de devedores ao fisco, 83 orçamentos do Ministério da Cultura, 56 campeonatos da Europa de Futebol, 38 anos de facturação da CP e dos Metros, 28 anos do PIB de Cabo Verde e 2,5 vezes a poupança de uma década da Segurança Social. Também seria suficiente para comprar um milhão e meio de carros utilitários, 100.000 apartamentos em Benidorm, 100 milhões de viagens de avião a várias capitais europeias ou 140 grandes hospitais e é equivalente a 60 vezes o montante que o casal Bill e Melinda Gates disponibilizaram para o combate à Sida e que fez capa de várias revistas globais.

Este número, corresponde ao valor estimado para a OTA e para o TGV. E é um número aD e aSF, o que quer dizer que, se tivermos sorte, fica no dobro.
"

De leitura obrigatória na Dia D do Público ou no Blasfémias

3 comentários:

  1. Mas desculpa lá Abrantes, não sabes que estás num pais rico? O Quadros pode ser muito maluco mas tem razão quando fala nos estádios construidos em excesso para o Euro 04'... mais casos... os planos para a construção de mais uma ponte sobre o Tejo (2 não chegam...), Ota, TGV e entretanto fecham-se escolas, hospitais, fecham universidades (em Lisboa uma das 4 universidades vão fechar, a nossa é uma das possibilidades), não há dinheiro para aumentos salarias, etc etc.
    Agora diz-me lá se não somos um pais rico!

    ResponderEliminar
  2. Também lido na Dia D. Gosto da revista. Era melhor quando saia com o Público às segundas-feiras, mas continua a ser uma boa revista, obviamente.

    E também achei piada a esse artigo...

    ResponderEliminar
  3. Por falar em gastos... quem viu o Prós e Contras, eu vi, e cada vez aprecio mais o Carmona Rodrigues, não se bate da mesma forma (baixa) da maioria da oposição, apresenta projectos que visam a melhoria de vida da capital, e já agora sou só eu que acho uma piada o Sá Fernandes? pessoa que ganhou lugar na CML à custa de imensa campanha eleitoral, ou então não...
    Gostei também da Nogueira, particularmente na frase: "O doutor Sá Fernandes apresentar criticas construtivas..." seguido de um longo silêncio!

    ResponderEliminar