sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Pensar é bom

"[...] Também no aborto depararíamos com a situação bizarra da licitude nas dez primeiras semanas, após o que passaria a ser um crime.A coisificação do embrião, ou pelo menos o seu entendimento como parte disponível do corpo da mulher durante a vida intra-uterina, teria consequências muito graves.Não só o aborto se tornaria método anti-concepcional normal (não obstante a afirmação unânime de que o aborto é em si um mal) como o embrião entraria livremente no comércio jurídico.Não haveria justificação para impedir a "cultura" de embriões, destinados a ser aniquilados pela 10ª semana de vida, para retirada de órgãos, tecidos ou células para ser comercializados livremente.E com isto o estatuto legal do embrião tornar-se-ia de todo incongruente.Se o feto é parte do corpo da mulher, não muda de natureza ao fim de 10 semanas. A lógica levaria a admitir o aborto até ao nascimento.A despenalização do aborto nas primeiras dez semanas de vida afigura-se antes o prelúdio de uma despenalização pura e simples do aborto."

Prof. Doutor José de Oliveira Ascensão in "Vida e Direito - Reflexões sobre um Referendo", Junho de 1998, ed. Principia.
O citado livro contém textos de Paulo Otero, Fausto Quadros, Pedro Pais de Vasconcelos, Eduardo Vera- Cruz , Sousa Franco, Bacelar Gouveia, Oliveira Ascensão entre muitos outros... a ler, mesmo para quem discorde.

2 comentários:

  1. A ler.

    E para quem quiser, http://dre.pt/pdf1sdip/2006/11/22301/00020029.PDF , o Acórdão do TC da pergunta a ser referendada sobre o Aborto.

    Também sobre o Aborto, a ler o Blogue do Não em http://bloguedonao.blogspot.com/ em que Abrantes e eu desconfiamos que a Marta Rebelo seja uma das participantes do mesmo.

    FIM DE SEMANAAAAAA ! *

    ResponderEliminar
  2. Novo post sobre o aborto, será que vai haver mais uma bela discussão? Esperemos que desta vez com maior participação feminina, até porque há quem tenha reclamado a mudança de tema, agora vamos lá a ver se não desaparecem do blog outra vez... e jaime, eu acho que a nossa professora de REI é mesmo colaboradora do blog do não...
    Quanto à minha posição, sou contra o aborto como tinha dito nos anteriores, mas sei que há pessoas com opiniões contrárias à minha, e tenho medo que no referendo haja um resultado como por exemplo 48-52 ou assim, pois sinceramente penso que é o que vai acontecer.

    Fim de semana de muito estudo, queimar pestanas até, mas quem corre por gosto não cansa não é verdade? Já está na altura de me aplicar a sério nesta porcaria de curso.

    Bom fim de semana a todos, vou só postar sobre o 007 e vou é dormir.

    ResponderEliminar