domingo, 15 de outubro de 2006

Quem é para ti o maior português de sempre?

A minha escolha foi para D. Afonso Henriques depois de alguma hesitação entre este e Infante D. Henrique, o símbolo maior dos Descobrimentos.

http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/grandesportugueses/

O voto agora espera por vocês... *

Estava para postar isto há uns dias. Hoje fi-lo finalmente.

13 comentários:

  1. MAS COMO É QUE É POSSIVEL ESQUECEREM-SE DO JOSÉ CID??? Votei no Rei D.Manuel I... mas ainda fiquei na duvida entre D .Afonso Henriques, Salgueiro Maia e Aristides de Sousa Mendes, todos eles exemplos da grande coragem portuguesa.

    ResponderEliminar
  2. Tem piada que hoje a crónica do Vasco Pulido Valente é sobre este mesmo concurso.

    Deixo aqui, para quem a quiser ler:


    15.10.2006, VASCO PULIDO VALENTE

    Amália ou Afonso henriques


    Não resisto a meter a minha colherada na pequena "polémica" que o concurso da RTP, Os Grandes Portugueses, conseguiu provocar. Como toda a gente já sabe o objectivo do concurso é escolher o "maior português de sempre" por voto público, ou seja, na prática, por telefonema e pela Internet. Parece que a RTP forneceu uma lista de duas centenas de beneméritos, da qual excluiu Salazar e Caetano. Houve logo quem protestasse, com alguma pertinência e muita conversa inútil. A RTP, que não se excita por tão pouco, deu o dito por não dito e mandou fazer um cartaz de propaganda, com D. Afonso Henriques de um lado e Amália Rodrigues do outro. Com toda a razão, de resto. Se Portugal não mudar, por um repentino acto do Altíssimo, ganha provavelmente um deles. Porquê?
    Em Inglaterra ganhou Churchill, seguido de muito perto pela princesa Diana. Em França, numa sessão que por acaso vi, ganhou de Gaulle, à justa, contra um cómico sem graça, Coluche, e Edith Piaff, um equivalente de Amália. E em Portugal? Em Portugal não pode ganhar nenhum político, porque nenhum político tem o prestígio nacional unânime, e ainda vivo, de Churchill e de Gaulle (em França, por exemplo, Luís XIV e Napoleão vieram significativamente muito abaixo). D. João I, D. João II e Nun"Álvares talvez não fizessem má figura se alguém os conhecesse, mas ninguém os conhece. Da época heróica da expansão, e apesar da "Via", o Infante D. Henrique e Vasco da Gama não dizem quase nada ao cidadão comum. E dos conquistadores, D. Afonso de Albuquerque ou D. João de Castro, nem vale a pena falar. O Império não está em favor.
    Na parte "séria" fica a religião e a arte. Quanto à religião, os nossos santinhos ou nunca existiram, ou se foram embora, ou não nasceram cá. Só a irmã Lúcia é uma candidata forte, se por acaso a RTP a meteu na lista. Do lado da arte, sem arquitectura, sem pintura, sem teatro e sem música, existe Camões, com uma vaga hipótese. Mesmo Camilo, Eça e Pessoa não contam. Suspeito que Saramago, por causa do Nobel, lhes passa à frente. Sobram, portanto, o espectáculo e o desporto. Sobram, em suma, Amália, Eusébio e Figo. Suponho que o público do telefonema e da Internet irá preferir Amália a Eusébio e a Figo por uma questão de respeitabilidade. E também por isso acabará por eleger Afonso Henriques, que é um mero nome, não choca a cultura dominante e disfarça satisfatoriamente a inanidade da Pátria. O concurso Os Grandes Portugueses vai ser um belo retrato dos portugueses de hoje.

    ResponderEliminar
  3. "Melhor português?"
    "Henrique Mendes, porque no seu programa juntou muitas famílias..."


    Não vi, no programa, uma única referência a Salazar. Estou a pensar criar um mail para votar nele para ver se chega aos 10 finais. Acho que valia a pena.

    ResponderEliminar
  4. ai jaime ai jaime, podia chamar-te nacionalista, fascista e tudo o mais mas sei que não o és... mas votar no Salazar? nem que me paguem!!

    ResponderEliminar
  5. acho que já vos disse isto. eu votei no salazar pela tentativa clara de o tentarem afastar desta eleição. salazar, durante 20 anos foi o melhor estadista que já tivemos: desenvolvimento económico, estabilidade financeira, paz social, não entrada na 2ª Guerra Mundial,no fundo, Portugal passou a ser visto como um país a sério pelo mundo. o que veio depois foi mau e isso não o permite ser o Grande Português.

    de resto esta eleição é ridícula, não é possível eleger uma figura, quanto muito pode-se eleger o Grande Português numa determinada área. como podemos comparar D.JoãoI a Eça de Qeiróz? Vasco da Gama a Eusébio? Egas Moniz a Salazar?

    E filipe acho muito mais lógico votar em Salazar do que em D.Manuel I. já sei que me vais dizer que ele foi muito importante nos descobrimentos e blá blá blá. mas a verdade é que D.Manuel I apenas aproveitou o trabalho de D.João I e D.João II (os grandes impulsionadores) fazendo depois uma péssima administração das "riquezas das Índias" não investindo nada na indústria, agricultura e comércio. a verdade é esta

    ResponderEliminar
  6. Eu sabia que o Abrantes (e o Joca) iam acabar por votar no Salazar.

    E se há uma coisa feia, essa coisa é querer apagar-se a História. E isso está a ser feito pela RTP. Não há como dizer que não...


    (Uma rapariga lá da fac, que nos foi apresentada pela Rita amiga do Abrantes, referiu o Marcello Caetano. Foi a que esteve mais próxima do Salazar.. lol)

    ResponderEliminar
  7. desculpa lá abrantes, opiniões são opiniões, para mim D.Manuel foi o rei que estava no poder na altura dos Descobrimentos, e não te esqueças que ainda hoje a lingua portuguesa é falada pelos 4 cantos do mundo... agora vais-me dizer que isso é graças a quem?? olha a salazar não é de certeza! eu jamais votaria no Salazar, o que ele fez a tantos portugueses foi terrivel, por mim esse senhor se hoje fosse vivo deveria sofrer como tantos outros sofreram por sua causa...

    ResponderEliminar
  8. eu não acredito que vocês levem esta votação a sério. Isto não passa de uma brincadeira de criança. O meu voto foi um voto de gozo. Só não votei no Mario Soares porque isso era gozar demais...

    ResponderEliminar
  9. claro que não levamos a sério, mas dá para ter uma ideia de quem os portugueses consideram importantes...

    ResponderEliminar
  10. ò filipe por favor. sabes que foi no reinado de D.Manuel que aconteceu o maior massacre na história de Portugal? em 1506 foram mortos milhares de judeus em Lisboa. foi neste reinado que a perseguição e expulsão dos judeus se intensificou, o que veio dar origem à instauração em Portugal da Inquisição. D.Manuel era absolutista, um fanático religioso que se divertiu a esbanjar dinheiro em construções de igrejas, mosteiros e em dádivas à Igreja. Matou muito mais gente do que Salazar (até porque Salazar não matava, prendia). a política dos cristãos novos foi do mais nojento que se fez em Portugal.

    por fim, essa lógica do "tem mérito porque lá estava" é inqualificável. os avanços tecnológicos e os preparativos para as viagens ocorreram no reinado de D.João II. D.Manuel fez apenas o favor de não interromper a política do pai. por algum motivo as principais descobertas ocorreram nos primeiro anos do seu reinado. era o que já estava programado

    jaime concordo inteiramente contigo, quando não conseguimos lidar com o passado não estamos preparados para o futuro

    ResponderEliminar
  11. entao quer dizer, eu não devia votar em D.Manuel porque este apenas seguiu o trabalho de D.Joao II e porque expulsou Judeus (Salazar não expulsava, prendia quem muito bem lhe apetecia...) bla bla bla, e tu votas em Salazar porque prendia em vez de matar e porque teve 20 bons anos à frente de Portugal... acho que não preciso recordar-te que nos ultimos (largos) anos Portugal atrasou-se tanto que até hoje nunca mais "apanhámos" os restantes paises da U.E.! E mesmo assim ainda votas em Salazar... os vários mosteiros e igrejas em que D.Manuel esbanjou o dinheiro são hoje património do nosso pais, e Salazar deixou o quê? a prisão de peniche? as instalações da PIDE? a colecção de automoveis que está na Serra do Caramulo? as colónias africanas? Ah não, Salazar não deixou nada! Quer dizer, deixou sim um atraso enorme no pais, de infra-estruturas e na mentalidade! Poderia deixar pior o nosso pais?? D.Manuel deixou muitas novas terras (as quais foram nossas até o século passado) e deixou grandes obras que ainda hoje são admiradas, etc etc etc

    Se essas são as tuas razões eu só tenho a dizer que o meu voto continua em D.Manuel...

    ResponderEliminar
  12. parece que não estás a comentar os textos que eu escrevo, mas sim os textos que gostarias que eu tivesse escrito. eu comecei por dizer que o meu voto em salazar foi só para contrariar, porque eu não levo esta treta a sério. se ele tivesse saído depois da Guerra votava nele por mérito, mas o que vem depois não o permite.

    depois o que fiz foi explicar-te como explicaria a qualquer um que votasse em D.Manuel para não acreditar nas histórias que lhe contaram na escolinha sobre essa figura. mas já percebi que para ti os massacres aos judeus não interessam, nem o esbanjamento de dinheiro sem a mínima utilidade para o país. e fico também a perceber que para ti construir um mosteiro é mais importante que financiar a agricultura, a industria ou a educação.Salazar foi mau (nos últimos 15 anos), D.Manuel foi horrível a vida toda. todo aquilo de que não gostas em salazar, em D.Manuel há a quadriplicar

    o que dizes sobre Salazar são as habituais banalidades sem rigor histórico que não refuto agora porque me ia dar muito trabalho. mas não te esqueças que o atraso do país era crónico, não foi por culpa de Salazar, foi por culpa do esbanjamento das riquezas das colónias nas descobertas, das constantes revoluções do sec XIX, na desastrosa 1ªrepública, do arrastamento do regime do Estado Novo (aí sim, tens razão) e dos anos pós 25 de Abril.

    ResponderEliminar
  13. a questão não é ler ou não os teus comments, eu acho piada como é que tu votas no Salazar (mesmo que no gozo ou apenas para contrariar a RTP) tal como já te tinha dito. Eu votei em D.Manuel pois foi no seu reinado que os Descobrimentos atingiram o seu auge, foi no seu reinado que foram levadas a cabo grandes obras, foi no seu reinado que Portugal foi o pais mais rico do mundo... podes dizer que foi no seguimento de D.Joao II, podes falar na expulsão dos Judeus (não foi só em Portugal devo recordar) que para mim isso não lhe retira nenhum mérito. Quanto a Salazar teve por diversas vezes oportunidades para dar um rumo diferente ao pais e nunca o fez e mesmo assim muitos acham que ele foi um grande estadista... p.ex. não aproveitou o facto de não termos participado na WWII... enfim, cada um tem a sua opinião e vê o trabalho de cada de forma diferente.

    ResponderEliminar