terça-feira, 24 de outubro de 2006

Estes Espanhóis têm cá uma piadinha...

Quase metade dos espanhóis, 45,7%, quer a união entre Portugal e Espanha, com a maioria a defender que o novo país deve chamar-se Espanha, ter Madrid como capital e manter o regime monárquico, de acordo com uma sondagem.
A sondagem, realizada pela Ipsos para a revista Tiempo refere que o apoio à união dos dois países é particularmente elevada entre os mais jovens, dos 18 aos 24 anos, com mais de metade (50,8%) a favorecerem essa opção.
Entre os que favorecem a fusão, 43,4% dizem que o novo Estado deve chamar-se Espanha, contra 39,4% que favorecem a opção de «Ibéria», e apenas 3,3% favorece ver Lisboa como a capital do novo Estado, contra 80% que querem Madrid.
Cerca de metade dos eleitores defende que o novo estado deve manter-se com o regime monárquico, que vigora em Espanha, contra 30,2% que defendem que o «novo país» seja uma República.
A sondagem surge semanas depois de o semanário português Sol ter revelado uma sondagem que indicava que 28% dos portugueses favorecem a união com Espanha.
Para ilustrar o cenário documentado na sondagem, a revista Tiempo visita as aldeias vizinhas de Rionor de Bragança, em Portugal, e Rihinor de Castela, em Espanha, localidades onde a única divisão evidente é no rio que as separa.
O sentimento de proximidade com Portugal é particularmente forte nas regiões fronteiriças de Espanha que, em alguns casos se sentem mais próximas à realidade portuguesa do que ao distante centro do poder espanhol, em Madrid.

in Lusa

16 comentários:

  1. é só para dizer que 45,7% dos espanhois entrevistados estavam embriagados. Só mesmo gente debilitada para apoiar a união entre uma das potências económicas europeias e, porque não dizer, mundiais e a ovelha negra da união europeia que se dedica a esbanjar os dinheiros comunitários em despesas inuteis. Não é que não nos fizesse falta alguém que pusesse este país na ordem...

    ResponderEliminar
  2. o que eu acho extraordinário é que mais de 50% dos espanhóis nem nos querem...

    ResponderEliminar
  3. este estudo foi no seguimento dum realizado em Portugal e penso que só 27% dos portugueses queriam a unificação da Peninsula Ibérica... agora quem é que é burro? O espanhol por querer juntar-se a um pais mais atrasado ou o Portuga que não quer juntar-se a um pais com maior salário minimo e muito mais desenvolvido??? enfim, não sei se é masoquismo, parvoice ou uma mentalidade atrasada mais 77% dos portugueses nem para si são bons!

    ResponderEliminar
  4. Olá meus amigos, eu vim parar aqui ao vosso blog por acaso quando pesquisava a palavra Bubakar e achei este vosso espaço bem divertido com gente gira a escrever e não resisto a fazer o meu comentário. Pois eu digo que a culpa disto tudo é de D.Afonso Henriques,se ele não tivesse andado á estalada com a mãe,DªTareja, naquele ano 1128 em S.Mamede, hoje seriamos naturalmente espanhóis. Aquela sim é que era uma geração rasca, filhos a baterem nas mães e por causa da ambição (ter 1 Nação própria) é que hoje estamos todos lixados. Pensem bem meus amigos quando vos apetecer dar um enxerto em alguém.
    Agora mais a sério, perdoem-me a ousadia de invadir o vosso blog mas convido-vos a espreitar o nosso. Tambem é divertido principalmente porque já somos mais crescidas mas completamente loucas devido a trabalharmos todas num espaço onde inalamos muito querosene. Então o blog chama-se "comsprayousemspray" e se tiverem curiosidade vão lá. Se não quiserem mais intrusos digam que eu perdoo-vos.

    ResponderEliminar
  5. lol, só podia ser o Joka a citar Salazar... foi por essa e por outras que somos este pais atrasado! quanto aos comentários de pessoas que não são da turma por mim tudo ok, criámos o blog apenas como modo de contactar/expor alguma das nossas ideias, etc, mas depois de algum tempo começámos a ter mais de 70 visitas diárias e hoje tratamos aqui de alguns assuntos que dizem respeito a todos nós, como a votação do melhor portugues, como esta votação, etc.

    ResponderEliminar
  6. Noutros tempos quem defendesse o fim de Portugal e apoiasse uma invasão espanhola fosse de que forma fosse era preso e queimado vivo no Terreiro do Paço...Infelizmente já não é assim...é que parece que há 2 800 000 mil "portugueses" que estão cá a mais...

    ResponderEliminar
  7. Ai fantasma da opera fantasma opera... se não fosses quem és... mandava-te... abrir os olhos para perceberes que as mentalidades evoluiram... e inda bem que sim... e que se m apetecer, posso achar favorável a união iberica sem ir parar a uma fogueira na Praça do Comércio...
    A minha opinião... ja fui mais contra a união do que sou hoje...

    ResponderEliminar
  8. Ò Susana querida mas a menina é...humm vá...como dizer...parva.
    Chamar mentes evoluidas a quem quer lamber o rabinho aos espanhóis não merecia a fogueira...merecia esfolamento vivo com emerssão em alcool e depois azeite e depois sim fogueira.Tá a ver?
    Mas pronto...eu compreendo...a menina repete aquilo que o Primeiro-Maric...Ministro diz..enfim. O que vale é que, como diz a minha querida assistente de Teoria Geral "A sua opinião não vale rigorosamente nada".;P

    ResponderEliminar
  9. Por acreditar em nós e na nossa geração, não quero acreditar numa possível união. (Sim, eu acho que vamos ser Grandes!)


    Mas num futuro mais ou menos longínquo não me admirava se se caminhasse para isso...

    ResponderEliminar
  10. ó jaime, já que acreditas que vamos ser grandes só faltou dizeres que o Benfica vai ganhar a Liga dos Campeões este ano... eu sou sincero, não gostava que Portugal perdesse a sua independência, mas penso que todos queremos o melhor para nós e para o nosso futuro e dos nossos (futuros) descendentes e o rumo que as coisas têm vindo a tomar na última década não augura nada de bom... dizem que a crise já passou, a ver vamos, eu gostava de ver isso reflectido na descida do desemprego e no aumento real do poder de compra!

    ResponderEliminar
  11. Fantasma da Ópera ... estou contigo! Ácido sulfurico em cima deles. Nem que fossemos o país mais pobre do mundo queria uma união com a Espanha!
    Somos portugueses e assim vamos continuar. tantos a lutarem por nós e iamos agora deitar td pela sanita abaixo.

    ResponderEliminar
  12. Susana, a querida devia rever as suas posições...é que até o seu namorado está contra as ideias da menina...
    Ganhe lá juizinho e retire as barbaridades que disse.

    ResponderEliminar
  13. O meu namorado é um fofo... e tem sempre ideias bastante coerentes e certas... mas aceita-se que por vezes tenha falhas...:P
    Fantasma da ópera... não digo sim à união iberica.... simplesmente não concordo com as coisas estranhas que achas que se façam às pessoas que dizem sim a uniao!

    ResponderEliminar
  14. É bom ver como a querida tenta mudar subtilmente aquilo que disse. E parece-me obvio que o seu namorado neste caso NÃO cometeu nenhuma falha.

    ResponderEliminar
  15. Olha que não mudo de opinião assim tao facilmente... eu nunca afirmei que achava bem e que era a favor da união entre Portugal e espanha... mas a verdade é que ja fui mais contra do que agora se calhar porque agora há mais vantagens do que antes, e espero que esta tendência não continue... mas o meu nível de amor a esta nossa pátria é muito elevado! que nunca se duvide!

    ResponderEliminar
  16. ai agora já falas em amor à Pátria!? Ai Susaninha sem dúvida és o espelho espelhado do (des)governo deste país...vá confessa: quanto é que o Primeiro Maric..Ministro te paga pela propaganda?
    Tu deverias ser SEMPRE contra a união...não mais antes que agora ou vice-versa...isso chama-se "ser interesseira" e eu não lhe conheço essa faceta querida!!

    ResponderEliminar