quinta-feira, 3 de maio de 2007

Ah e tal encontrámos uma pérola!

Conservadores Dominam Belém...



Cavaco escolheu o staff atendendo à competência profissional dos que o irão aconselhar - diplomatas de primeira linha, juristas de perfil técnico-constitucional, especialistas nas agendas do próximo quinquénio (da bioética ao ambiente) -, mas acabou por encher a Casa Civil com personalidades conhecidas pelas suas posições conservadoras.

Ao Tribunal Constitucional, por exemplo, foi buscar um dos assessores para assuntos políticos (António Araújo, descrito como "um dos melhores assessores do TC"), outro para assuntos parlamentares (Vítor Calvete) e um terceiro para assuntos jurídicos (Joaquim Pedro Cardoso da Costa) - a que se junta a Ana Martinha, que desempenhou funções com Soares e Sampaio. A selecção destes colaboradores, numa área em que não está à vontade, permitirá que a assinatura presidencial, quando remeter um diploma para o TC ou rubricar um veto político, esteja muito bem escudada do ponto vista constitucional.

Mas mesmo descontando os "neutros" e os "técnicos" (podem trabalhar com qualquer Chefe de Estado), Cavaco preocupou-se com os equilíbrios ideológicos na entourage. Até juntou figuras de matriz democrata-cristã (Cardoso da Costa) com sociais-democratas da ala esquerda do PSD (Jorge Moreira da Silva) - e mesmo mais à esquerda, como parecem ser os jovens diplomatas Virgínia Pina e Jorge Monteiro, que completam a equipa de relações internacionais liderada por Domingos Fezas Vital e terão sido a grande surpresa nas chancelarias.

E, no entanto, há muitas vozes em Belém a defender posições da direita mais dura. Nos domínios político e económico, dois expoentes da linha mais liberal: João Carlos Espada, o ex-maoísta que, após aderir às teses de Tocqueville, criou o Clube da Esquerda Liberal e Borges de Assunção, um dos promotores do Compromisso Portugal.

Além desses nomes surge, por exemplo, a catedrática de Filosofia dos Açores, Maria do Céu Patrão Neves - especialista em bioética e que irá aconselhar o PR numa área que domina, pois é vogal do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida -, que é considerada próxima das correntes do catolicismo conservador. Ou ainda o "conservador musculado" Blanco de Morais, ligado ao grupo da "Nova Direita" formado em torno da revista Futuro Presente, que critica o "relativismo que hoje defende casamentos gay, amanhã as adopções de crianças por casais homossexuais e um dia, quem sabe, uniões entre humanos e extraterrestres".

E, contudo, há sinais de que a Casa Civil não é só constituída por neoconservadores, como o demonstra a escolha do consultor e do assessor para a saúde: tanto Manuel Antunes como Fernando Leal da Silva são defensores da aposta num serviço público - talvez até mais que o próprio ministro socialista.


Nota1: Um muito obrigado ao Marçal por encontrar estas pérolas, bem como tudo o que está relacionado com a Mafaldona.
Nota2: Vejam lá se amanhã espalham magia ao TSF.

7 comentários:

  1. conservador musculado...quem me dera ter este imaginação..parece poesia!

    ResponderEliminar
  2. Marçal, guarda é o link para aquela foto da Mafaldona ainda no século XX... C'a breca, parecia a MORTE!

    E algumas das coisas que eu disse envolvendo Crazy Beaver e tal (por tal entenda-se ****inha), WC, torneiras e sei lá + o quê é para ficar no MSN bem guardadinho...

    ResponderEliminar
  3. Qualquer dia até querem ter direito a tarem inscritos na segurança social e tudo, esses maricas!

    ResponderEliminar
  4. Esta rapariga às vezes consegue ser mesmo... vá lá... desagradavel...

    ResponderEliminar
  5. a prova de como o casamento entre extraterrestres é possivel é a união de valentina torres com armando gama...

    ResponderEliminar
  6. fAreias, não te esqueças que a filha do Armando Gama e da Valentina é lá da faculdade...

    ResponderEliminar
  7. Será que agora de cada vez que assisto a uma aula teórica do Blanco, ou mesmo no exame, vou ter que dizer "O Sr.Conservador musculado pensa isto", "O Sr.Conservador musculado diz aquilo" ? É que dá ar de prostituto da secção de lazer jornal Metro ao senhor...

    ResponderEliminar