quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Portugueses os mais orgulhosos do seu passado

Os portugueses são a população europeia que mais orgulho sente no seu passado (91,8%), só utrapassados na matéria pelos norte-americanos (92,8%), mas à frente da França (89%) e do Reino Unido (87,6%). É o que revela um estudo sobre "Identidade Nacional" do pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, cujos resultados serão hoje apresentados e discutidos numa sessão pública.

"Os portugueses sentem um grande orgulho no seu passado histórico. Neste ponto, estamos no pelotão da frente", refere o investigador. A explicação é encontrada na educação que inculcou valores de apreciação dos feitos antigos.

"Desde os Lusíadas que os portugueses criaram a ideia de seres excepcionais, que fizeram a gesta dos Descobrimentos. Este tópico foi reproduzido durante o Estado Novo e prevalece enraízado nas pessoas", adianta.

Tal atitude contrasta com "a falta de patriotismo nacional" no presente "Os portugueses são muito cépticos em relação à Economia, à Segurança Social e ao funcionamento da democracia. Habituaram-se a ouvir que o país está atrasado em relação à Europa, em contraponto ao passado glorioso".

Numa apreciação genérica do estudo, José Manuel Sobral realça que "a identidade nacional continua a ser uma fonte importante de identificação".

Fonte: http://jn.sapo.pt/2007/02/28/socieda...orgulho_s.html

2 comentários:

  1. eu não quero que isto se torne como o blog do bernas. vamos lá a dinamizar isto

    ResponderEliminar
  2. No dia em que isto se tornar como o blog do bernas eu saio da administração do B15FDL... parece que anda tudo a estudar!

    ResponderEliminar