sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Um Santo Natal

Sempre me recusei terminantemente a desejar um "bom Natal" às pessoas de quem gosto. "Bom" é um adjectivo demasiado mundano para qualificar o Natal. Porque, apesar de tudo, o Natal é uma época especial. É uma época em que os melhores sentimentos que habitam em nós, adormecidos ao longo do ano, são despoletados, embora muita gente prefira usar o Natal para servir de pretexto a um devaneio consumista egoísta, dando aos outros na esperança de receber algo em troca (de preferência de valor superior).
Que cada um vive o Natal à sua maneira, mas que nunca se esqueça do ensinamento mais importante que um carpinteiro judeu, nascido à 2006 anos, nos deu:

" Amai-vos uns aos outros como eu vos amei"

Um Santo Natal!

14 comentários:

  1. Epah isto foi bonito Abrantes, um santo Natal para todos e Grande entrada para 2007.

    ResponderEliminar
  2. amén rapaz. por momentos pensei que estava a ler padre borga. mas um padre borga que sabe escrever. Agora a sério. Para mim o natal deixou de ter o encanto que tinha há uns anos atrás quando a ilusão fantástica do mundo natalicio me contagiava.Agora o encanto é outro. É ver os meus irmãos viverem essa mesma fantasia que eu vivi em criança.
    Agora sou mais apologista do pensamento "natal é quando um Homem quiser" embora seja indesmentivel que para a maioria das pessoas natal só é no dia 25 de Dezembro.
    Por isso, caros amigos, um feliz natal ou um feliz dia 25 de dezembro.

    ResponderEliminar
  3. Um Santo Natal a todo o pessoal aqui do blog... mas de qualquer forma se tiver € no dia 24 ainda vos manda uma smszita...

    E Abrantes, não concordo com "embora muita gente prefira usar o Natal para servir de pretexto a um devaneio consumista egoísta, dando aos outros na esperança de receber algo em troca", quem pensa assim não vive o Natal, e quem pensa assim tanto age desta forma nesta altura como no aniversário de alguém. E não me parece que alguém dê uma prenda a pensar: "só espero é que para o ano se lembre e me dê uma mais cara", mas talvez esteja enganado.

    Abraço, Fi

    ResponderEliminar
  4. Hoje gostei do que li.Baixou-vos o espirito Natalicio,o Sr. Abrantes tem razão quando diz que impera o consumismo mas o Areias está certo quando lembra que o Natal é mesmo quando nós queremos. E naquela noite há 2006 anos,quando nasceu Jesus, uma mensagem de Paz e Fraternidade passou para o Mundo. É pena que alguns não a entendam. Vocês são o futuro, façam com que ela não se perca. Um Bom Natal para todos e um 2007 com sucesso no vosso ano léctivo.

    ResponderEliminar
  5. eu nao sei quem é a teresa caldas...

    ResponderEliminar
  6. O que eu me ri com o ultimo comment do Marçal! A D. Teresa Caldas é uma visitante do nosso blog que costuma participar nos nossos posts... até porque Marçal, nós temos para cima de 60 visitas diárias ao blog, este blog é mais conhecido que sei lá, olha, que o blog do professor Marcelo que fala dos boxers que comprou e do papagaio que chamou bruxa à vizinha.

    Cara Teresa Caldas,

    eu não sei porquê, mas acho que o camarada Abrantes vem já "refilar" do desejo de "Bom Natal"... eu também desejo sempre Bom Natal, e acho que todos percebemos que ao dizer isso somos sinceros e desejamos mesmo tudo de bom.
    Na minha opinião ainda que seja uma época consumista, no Natal quem dá uma prenda com o intuito de alegrar outro está a passar a mensagem de paz e amizade... pelo menos quando compro uma prenda a alguém é esse o meu desejo, quando não é assim prefiro não dar nada!

    Um Bom Natal, ou melhor, um Santo Natal

    ResponderEliminar
  7. só no intuito de meter um pouco do chamado "nojinho" no Abrantes, Bom Natal.

    ResponderEliminar
  8. acho que acabaste de "incendiar" o blog ó Marçal!!! daqui a pouco aparece já ai o Abrantes a prometer-te porrada pelo "Bom" Natal, eu só te posso dar um conselho visto que ele agora tem 4 pernas e 2 braços: o melhor mesmo é tirar-lhe as canadianas... que são como a kryptonite para o Super-Homem!

    ResponderEliminar
  9. faço aqui um apelo à serenidade.obrigado

    ResponderEliminar
  10. Bem vindo Marçal (ainda n tinha dado as boas vindas ao marçal =))

    Santo Natal parece-me bem !

    Concordo com o Fifi na questão das prendas, quando as dou é como o intuito de passar uma mensagem de paz e é mais que tudo uma lembrança, não interassa o valor da prenda, é sim um agradecimento (uma espécie de gosto de ti)!
    *

    ResponderEliminar
  11. olha a Susana! resolveu aparecer no blog... e gostei que concordasses comigo! Aliás, acho que é 1ª vez que alguém concorda comigo aqui no blog!

    Já agora, é só "fi"... eu não tenho nada contra Fifi (até porque sou muito macho) mas estou a pensar em vocês e em quem vos ouve e lê pois pensam que são todos gagos!

    ResponderEliminar
  12. Pessoal, FELICÍSSIMO Natal a todos, é o que vos desejo. Com prendas (se elas forem sinceras) ou sem elas, mas com muitos sorrisos, mtos gestos sinceros e, sobretudo, com muita paz de espirito.
    Beijos a todos, e aguardem a minha msg de feliz natal (excepto o marçal, d kem n tenho o numero, e por isso deixo ja um Feliz Natal personalizado!)

    ResponderEliminar
  13. eu tenho um desejo d feliz natal personalizado e vocês nao...só para avisar

    ResponderEliminar
  14. Pessoal, esperem por uma sms minha hoje, excepto aqueles que se anteciparam e a quem eu já respondi... vou tentar fazer uma para cada pessoa, isto se tiver tempo claro! Senão olha, vai uma simples e já vão com sorte!

    ResponderEliminar